Índice do Artigo

Mais frames - sem IA

AMD FSR 3 e HYPR-RX: entenda o que é e como funciona

Entenda tudo sobre as novas tecnologias da AMD que prometem rivalizar com a tecnologia de geração de quadros da Nvidia

FSR 3 e HYPR-RX
Créditos: AMD/Divulgação

Depois de muito tempo de espera sem novas informações, a AMD finalmente anunciou mais detalhes sobre a sua nova tecnologia FSR 3, que promete rivalizar com o DLSS 3 oferecendo uma alternativa à geração de quadros para jogos de PC.

Entenda como o AMD FidelityFX Super Resolution 3 funciona, o que a AMD promete e entenda também o que é o HYPR-RX, outra tecnologia disponível para as placas de vídeo mais recentes AMD Radeon.

A corrida das tecnologias de upscaling

Para entender um pouco melhor a importância do anúncio do AMD FSR3, vale lembrar todo um contexto da evolução das tecnologias de upscaling lançadas pelas grandes empresas fabricantes de placas de vídeo.

A Nvidia anunciou pela primeiras vez o DLSS (Deep Learning Super Sampling) durante o anúncio das GeForce RTX 20, em 2018, e a tecnologia foi apresentada de forma agregada ao novo recurso de Ray Tracing, que era a grande novidade da apresentação.

A promessa do DLSS era justamente de permitir com que o usuário tenha menos uso de GPU renderizando o game em uma resolução menor, e fazendo o upscaling por inteligência artificial, para sobrar mais recursos da GPU para o Ray Tracing. Enquanto as primeiras versões da tecnologia não impressionaram muito, o DLSS em sua versão 2.0 (lançado em 2020) realmente entregou um ótimo resultado, chegando até a melhorar a qualidade da imagem em alguns cenários.

Essa evolução constante do DLSS tornou a tecnologia bem popular e ela se destacou como recurso próprio, já entregando mais qualidade de imagem mesmo sem o uso de Ray Tracing. Por isso, as outras empresas também buscaram suas alternativas para tecnologias de upscaling.

Foi então que, em junho de 2021, a AMD finalmente lançou o FidelityFX Super Resoluton 1.0, também conhecido como FSR1. Enquanto a tecnologia poderia melhorar a qualidade de imagem em relação a um upscaling muito básico, a tecnologia por trás dele era relativamente simples e seu algoritmo não tinha como base uma análise temporal da imagem, então poderiam haver algumas inconsistências a cada frame da imagem. Ao menos, essa é uma tecnologia que não foi exclusiva de placas da AMD e qualquer um pode usar.

Em maio de 2022 que a AMD lançou o FSR 2.0, uma grande evolução da tecnologia de upscaling que tinha como uma das maiores vantagens a implementação de uma tecnologia temporal para a reconstrução de imagem, ou seja, a tecnologia leva em conta a imagem gerada por frames anteriores para fazer a super resolução do próximo frame, o que aumenta muito a estabilidade da imagem e reduz artefatos.

O FidelityFX Super Resolution finalmente se tornou mais páreo ao DLSS em relação à qualidade de imagem, apesar de ainda não entregar resultados tão bons quanto os da tecnologia da Nvidia. o FSR 2 têm sido até muito implementado em jogos para consoles.

Mas então, ao final de 2022 a Intel também entrou na corrida lançando o Xe Super Sampling (XeSS) junto a sua mais novas placas de vídeo dedicadas. E a Nvidia também apresentou algo novo, o DLSS 3 que, além do upscaling, conta com uma tecnologia de geração de quadros intermediários, criados completamente por Inteligência artificial. Mais recentemente o DLSS 3.5 também foi revelado pela Nvidia.

Com o FSR 3, a AMD está atrás de competir justamente com essa tecnologia de geração de frames intermediários apresentada inicialmente pela Nvidia que, embora não tenha sempre resultados perfeitos, ainda é bem impressionante e pode entregar mais performance mesmo em setups onde o gargalo é a CPU.

A promessa e a tecnologia do FSR 3

Durante a Gamescon de 2023, a AMD finalmente revelou mais detalhes do FidelityFX Super Resolution 3 (FSR 3) e algumas outras tecnologias relacionadas. De forma geral, como já foi mostrado anteriormente, o recurso chega para concorrer diretamente com o DLSS 3 para gerar quadros entre os que já são nativamente renderizados pela GPU nativamente.

Talvez a principal diferença do FSR3 para o DLSS 3 seja que a tecnologia da AMD não é baseada em inteligência artificial e nem há a necessidade de aceleradores no hardware para processos específicos, o que permite que a tecnologia (ou ao menos parte dela), possa ser aproveitada por placas de vídeo de qualquer fabricante.

Assim como no DLSS 3, o FSR3 combina informações dos motion vectors do jogo (ou vetores de movimento) com uma análise de movimento óptico. No entanto, a Nvidia depende que essa análise seja feita a partir de um acelerador de hardware específico para esse processo, que só está disponível em placas da série RTX 40, enquanto a AMD não depende disso, mas sim de computação assíncrona dentro dos jogos.

Aqui vale destacar que, como o FSR 3 depende de computação assíncrona do jogo, se o software depender disso para outros recursos, a eficiência do gerador de quadros FSR 3 deve ficar menor. Isso pode ser um problema para alguns títulos, mas é algo que precisa ser verificado caso-a-caso depois do lançamento da tecnologia.

A partir daqui, também vale destacar que o FSR 3 é pensado como um conjunto de tecnologias, o que inclui o gerador de quadros (chamado de Fluid Motion Frames) e também do Anti-Lag+, que otimiza o sistema para reduzir a latência dos comandos, que é necessariamente aumentada quando usamos qualquer tecnologia de geração de quadros.

FSR 3 HYPR-RX
Comparativo compartilhado pela AMD do FSR 3 em ação (AMD/Divulgação)

No entanto, o Anti-Lag+ só pode ser habilitado em placas da AMD pelo driver, ao contrário do FSR 3 e até do FSR 2. Portanto, ainda não está muito claro como placas de vídeo da Intel e da Nvidia poderão mitigar a latência dos comandos.

O pessoal da Digital Foundry compartilhou algumas das primeiras impressões e informações que tiveram acesso sobre o AMD FSR 3 e suas tecnologias durante a Gamescon na Alemanha. Vocês podem conferir algumas dessas impressões no vídeo abaixo, que está em Inglês, mas a tradução automática das legendas funciona relativamente bem para o Português também.

Por fim, vale pontuar que a AMD recomenda o uso do FSR 3 com sua tecnologia de geração de quadros para jogos que já rodem nativamente em 60fps para melhores resultados.

O que é o HYPR-RX?

O HYPR-RX é um recurso que agrega várias tecnologias em apenas uma simples configuração. Isso inclui o AMD FidelityFX Super Resolution, o Radeon Boost, Radeon Anti-Lag+ e também vai incluir a nova tecnologia de geração de quadros (Fluid Motion Frames) para vários jogos, com algumas limitações.

Como esse recurso é habilitado pelo driver de placas de vídeo AMD e é ativado pelo AMD Software Adrenalin Edition, o seu uso é específico para placas de vídeo da marca baseados em RDNA 3 ou superior, de acordo com o site oficial do HYPR-RX.

O mais curioso dessa tecnologia é justamente que ela promete habilitar a geração de frames em basicamente qualquer jogo baseado em DirectX 11 ou DirectX 12. No entanto, como o Fluid Motion Frames está sendo habilitado pelo driver, ele não consegue trabalhar com os vetores de movimento do jogo (como no FSR 3) mas apenas com a análise de fluxo óptico (optical flow).

FSR 3 HYPR-RX
AMD/Divulgação

Isso quer dizer que os resultados podem não ser tão impressionantes quanto uma implementação nativa do FSR 3 feita pelos desenvolvedores, mas ainda deve entregar bons resultados, ou ao menos é isso o que a AMD promete.

O que preciso para usar o AMD FSR 3 ou o HYPR-RX?

A AMD deixou claro que o FSR 3, com sua tecnologia de geração de quadros chamada de Fluid Motion Frames, não tem suporte específico para placas de vídeo da AMD. Mas para trazer uma informação mais precisa, a empresa anunciou que suporta a tecnologia em GPUs AMD Radeon RX 5700 e superiores ou em placas da Nvidia GeForce RTX 20 e superiores.

lista de compatibilidade de GPUs do AMD FSR 3
AMD/Reprodução

Enquanto o upscaling e o gerador de quadros em si pode ser usado por placas de vídeo de outras empresas, outras tecnologias como o AMD Anti-Lag+ ainda são exclusivas para as Radeon.

A tecnologia do HYPR-RX também é exclusiva para placas de vídeo AMD, mais especificamente para as fabricadas a partir de RDNA 3, ou seja, a linha das AMD Radeon RX 7000 ou mais recente.

Em quais jogos o FSR 3 vai chegar?

Os dois primeiros títulos que receberão suporte completo ao AMD FSR 3 muito em breve são Forspoken e Immortals of Aveum, claro que em suas versões de PC.

Mas além dos dois jogos, a AMD já anunciou uma lista de jogos que receberão uma atualização para ganhar suporte ao FSR 3 ou mesmo que já lançarão com a tecnologia. Alguns dos destaques vão para Cyberpunk 2077, Avatar: Frontiers of Pandora, e Blackmyth Wukong.

jogos que terao suporte a FSR 3 HYPR-RX
Próximos jogos a receberem suporte ao FSR 3 (AMD/Divulgação)

Quando poderei aproveitar o FSR 3 ou o HYPR-RX?

A AMD anunciou que o FIdelityFX Super Resolution 3 com Fluid Motion Frames será lançado nos primeiros títulos em algum momento do início do outono da américa do norte. Não estamos muito longe disso, a tecnologia deve chegar em algum momento do final de setembro ou em algum momento em outubro desse ano.

Já o HYPR-RX já está disponível a partir de uma atualização de driver para as Radeon RX 7800 XT e RX 7700 XT do início do mês de setembro, como noticiamos em mais detalhes aqui. No entanto, o Fluid Motion Frames ainda não foi incluido nessa versão e deve chegar junto ao lançamento do FSR 3.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções